Simpatia

A simpatia anda pelas ruas da amargura.

Não quero dizer que exista uma diminuição de simpatia entre as pessoas, já que isso é mais que óbvio para (quase) toda a gente. Não. O que eu quero falar é sobre o sentido algumas (muitas) pessoas associam à palavra.

Importa (importa a mim! sim!) fazer aqui um parêntesis sobre a palavra:

"Simpatia

do Lat. sympathia; Gr. sympátheia, conformidade de génios

s. f.,
relação fisiológica entre dois ou mais órgãos, mais ou menos afastados entre si, governados pelos nervos do grande simpático;
inclinação ou tendência natural que atrai duas pessoas, uma para a outra;
atracção pessoal;
tendência instintiva para uma pessoa ou coisa;
afinidade de ideias, sentimentos, etc. ;
correspondência que outrora se supunha existir entre as qualidades de certos corpos."


E agora imaginar uma conversa entre amigos que a poucos soará a estranha:

"- Então? Que tal?
- Epá, é simpatica!
- Uh! Gorda e feia, hum?"


(esta pequena jóia de ficção pretende apenas transmitir uma ideia e não deve ser transposta para quaisquer intervenientes menos fictícios...sob pena de chibatadas no lombo!)

É só a mim que parece que está aqui alguma coisa errada?

Não vou alongar-me em comentários, esperando que surja debate na caixa de comentários!

Despeço-me com simpatia...

Abraços

Sem comentários: