A circuncisão.... read it and learn it!!!

Há cerca de dois fins-de-semana atrás, grande parte desta família se encontrava nos anos loucos (claro!).. já tinham malhado uns finos, já tinham bebido uns whiskeys, o gato fedorento já tinha sido abordado e no canal MCM já tinha passado várias vezes o video clip "call on me" (aquele de que todos falam e babam!).. e eis que surge em conversa -não me perguntem porquê!- um tema inédito e culturalmente interessante!!! A circuncisão... Desta conversa pude concluir que anda por aí muita gente mal informada (me included!) e que certos membros da confraria já tiveram o seu membro sujeito a um plastibell ou o clamp de Gomco (ver adiante). Devido à minha confessa ignorância, resolvi presquisar o assunto. Como considero este blog um espaço de aprendizagem e conhecimento, vou partilhar convosco alguma da informação encontrada, mas atenção... este post só é recomendado a crianças maiores e adultos, excepto pessoas com problemas de coração, enjôo e mulheres grávidas!!

1- Um pouco de História....
A circuncisão provavelmente a mais antiga operação do mundo e a que, seguramente, mais vezes já foi executada. É uma operação que frequentemente é realizada por motivos familiares, culturais e religiosos, na ausência de qualquer problema peniano ou prepucial. Embora as suas origens sejam desconhecidas pensa-se que ela teve inicio no antigo Egipto, por volta do ano 2300 A.C. A prática da circuncisão tem, portanto, cerca de 15000 anos de idade. E era usada pelos egípcios como forma de punição de guerreiros capturados ou de escravos. Como um ritual, foi praticada por astecas, aborígenes australianos e polinésios. A circuncisão em judeus tem a sua origem na Bíblia, quando Abrahão foi circuncisado aos 99 anos, como um pacto com Deus. Luís XVI da França não consumou o casamento com Maria Antonieta por causa da sua fimose, devido á qual tinha erecções dolorosas, até que foi circuncisado 4 anos depois.
2- Técnica Cirúrgica
Ela consiste, muito sucintamente, na remoção cirurgica do prepúcio (no homem porque na mulher a circuncisão leva á remoção do prepúcio clitorial). A técnica mais comum da circuncisão neonatal inclui o uso do plastibell ou o clamp de Gomco. A circuncisão consiste na ressecção do capuz de pele redundante seguida de sutura entrecortada da pele peniana com o folheto interno restante de mucosa prepucial. É provavelmente o procedimento cirúrgico mais comum em crianças e como tal o mais frequente na pediatria cirurgica.

3 - Dados estatísticos

Calcula-se que em todo o mundo, 1 em cada 7 homens é circuncisado. No universo islâmico e judaico a circuncisão é ritualmente executada em todos os recém-nascidos masculinos, sendo também utilizada em várias outras culturas. No mundo ocidental, a taxa de homens circuncisados varia muito de país para país. Na Europa a taxa varia entre 4 e 10%. Contudo, na Austrália e Canadá atinge 40% e, nos Estados Unidos da América, 80% dos homens.

4- Indicações comuns para a execução da circuncisão
Balanite recorrente;
Fraca higiene; Infecções no tracto urinário; Razões sociais ou religiosas; Fimose; Parafimose

5- Complicações da cirurgia
Vómitos;
Infecções; Hemorregias; Úlcera de meato; Estenose de meato; Fístula uretro-cutânea; Linfedema; Retenção urinária; Fimose pós-circuncisão; Morte; Complicações da anestesia; Erros cirúrgicos que podem levar á perda da glande ou do pénis inteiro


6- Muitos homens circuncisados sofrem de:

Cicatrizes extensas; Sangramento no local da cicatriz; Curvatura do pénis; Erecção dolorosa; Dificuldades na ejaculação; Impotência; Sentimentos de terem sido mutilados.
Todos os homens circuncisados perdem alguma ou a maior parte da sensibilidade da glande e toda a sensibilidade do prepúcio, que lhe foi amputado.

No decurso da minha pesquisa, deparei-me com alguns dados sobre a circuncisão feminina que me deixaram perplexa....

1- Circuncisão feminina é um termo "popular" para um procedimento que seria melhor denominado como excisão ou mutilação genital feminina!!! Existem três tipos:
A - Cliteridectomia: remoção da pele sobre o clitóris ou sobre a extremidade do clitóris. É denominada "sunnah" nos países onde é praticada e é a forma mais suave de circuncisão.
B - Excisão: remoção do clitóris por inteiro e do lábio menor, mas sem fechamento da vulva.
C - Infibulação: remoção do clitóris, do lábio menor e de partes do lábio maior, costurando as laterais e deixando apenas uma pequena abertura para a passagem de urina e fluxo menstrual.

2- Razões Para A Persistência da Circuncisão Feminina:

Segundo as pesquisas, a justificativa mais comum para a manutenção desta prática é "tradição". Para muitos homens e mulheres é um símbolo de herança de um grupo étnico específico. A segunda razão mais citada é de que é um requisito religioso, particularmente do Islam. As outras razões apresentadas para a manutenção deste ritual são:
- ajuda a preservar a virgindade da mulher até o casamento (yeah, right!);
- protege a honra da família e garante a legitimidade dos descendentes (BUUUU!!);
- reduz o desejo sexual da mulher tornando-a uma esposa mais dócil e menos propensa à promiscuidade (can you belive this?!);
- aumenta o prazer do homem durante o ato sexual (ah! agora falam-me a cantar!.. esta deve ser a principal razão!);
- as jovens não serão aceitas como esposas se não forem circuncisadas;
- é necessária por motivo de higiene (água e sabão resolvem o problema, não?!);
- é mais estético (?!?!?!?!?????????????????);
- é melhor para a saúde da mulher e garante fertilidade.

3- Consequências da Circuncisão Feminina Para a Saúde da Mulher
- Os problemas físicos estão em geral relacionados à forma como a circuncisão é praticada: sem anestesia ou higiene.
- Os efeitos imediatos, principalmente na forma mais severa, a infibulação, incluem: dor, choque, hemorragia, retenção de urina, infecções e febre, tétano e até mesmo, a morte. Ao longo dos anos a mulher pode experimentar infecções pélvicas, algumas vezes forte o suficiente para bloquear as trompas de Falópio e causar infertilidade.
- Embora os pesquisadores reconheçam que as consequências sociais e psicológicas desta prática ainda não foram totalmente avaliadas, evidências preliminares indicam que as consequências psicológicas da circuncisão feminina são semelhantes às do estupro.

Somos ou não somos o SEXO FORTE!?

Beijinhos fraternos

Sem comentários: