A noite, o alcool, o engate e a ressaca, Ensaio sobre Danos Colaterais...

Durante toda a minha juventude encarei uma noite de copos com os amigos como algo prioritário. Estamos a falar de um início de vida social aos 14 anitos! Qual o segredo? morar a 100 metros do The Day After... a mais conhecida discoteca de Viseu. Da escapadela nocturna ao fim de semana, e fruto do 12º ano feito à noite... facilmente evoluí para um frequentador assíduo da noite, qualquer que fosse o dia da semana. Com a entrada na Universidade (e só está em maiúscula pois me refiro a Coimbra ) entrei num ritmo frenético, em que os períodos de descanso entre noitadas eram as escassas horas em que devia frequentar as aulas teóricas. Copos com a malta do curso em Coimbra, durante a semana... e ao fim de semana matavam-se as saudades dos amigos de sempre, em Viseu... foram tempos conturbados!!!

Por magia ou artes ocultas, toda a malta foi acabando os cursos e iniciando a sua vida profissional; e as noitadas de copos lá foram sendo novamente reservadas aos fins de semana... (eu confesso ter sido um previligiado uma vez que no mundo das Obras há sempre um tempinho para uma noite bem regada...). Mas havia algo diferente, eram noites sôfregas, em que o cansaço acumulado de uma semana de trabalho era sempre vergado pela necessidade de "IR BEBER UM COPO"!

Dos 14 aos 28 anos, o resultado final apenas variava na quantia gasta... €€€€, à medida que o fígado se ía adaptando, a carteira ía emagrecendo; houve também evolução no consumo... não me imagino a virar 5 shots de absinto 30 minutos depois de jantar, para "bater depressa...", os 16 foram sem dúvida uma idade muito complicada... rapidamente a cerveja se torna a escolha mais assídua, isto até aos 23 anitos, qd se inicia a viragem para o ice tea single malte, escolha a que não é alheia o ordenado auferido.

BEBER UM COPO, com os amigos, com a malta do curso, com o pessoal do escritório, nos Anos Loucos das 21h30 às 03h30... , com a malta da fanfarra, no tasco dos FANS, no Borne, depois do jantar de obra... ele há 1001 formas e desculpas, desde a vontade de ser aceite pelos amigos, porque com 15 anos os pais já nos deixam ir à discoteca, ou porque temos mesmo que conhecer a nova caloira do curso e que altura melhor que depois de virar uns canecos... esperando q chegada a hora da verdade, o hálito não se sobreponha ao charme... ou porque a malta já não se vê desde sábado passado e vem aí mais uma semana dura de trabalho... por isso mais vale aproveitar o fds! O que é certo é que sempre me preocupou, muito embora não o exteriorizasse muito, esta relação entre a noite e os copos propriamente ditos... é assim tão difícil sair sem ultrapassar os limites?; todos nós já, numa ou noutra altura fizemos a pergunta em segredo... será que isto de me afogar em alcoól todos os fins de semana, apesar de conseguir caminhar no fim da noite..., pode originar problemas no futuro? ou como diria um amigo meu depois de abusar nas experiências com cogumelos... será que vou ficar tolo para sempre? Ou chegar a meio da noite, no auge dos efeitos primários e questionar se toda a gente ingeriu quantidades absurdas de bebidas alcoólicas, ou sou apenas eu que já levo mais que a conta!

Toda esta animação tem consequências... vulgo, RESSACA! E também aqui temos evolução; e se com o passar dos anos ganhamos maturidade nos copos (esta expressão parece-me um pouco infeliz... mas vocês percebem), já a ressaca, essa besta que nos agarra ao sofá de comando na mão, não perdoa e vai-nos demonstrando, ano após ano, que estamos a ficar velhos para "coboiadas" fora de horas...

Desde que assumi a minha vocação de Esposo, e mais tarde Pai de Família, têm vindo a diminuir as oportunidades para beber um copo com a malta, algo que me deixa saudades, mas que me obriga a dar cada vez mais valor a esses raros momentos. Velho e acabado não me sinto, mas encaro de uma forma cada vez mais conformada esta inactividade nocturna...
Hoje acabo por aqui, que a escrita já vai longa.

Deixo a pergunta: Qual foi o último fim de semana sem festa?
Aguardo reflexões...

P.S. Acabam de chegar à redacção os ecos do último fim de semana em coimbra... e curiosamente, embora contra qualquer previsão minha, um facto de relevo merece esta nota; O Julião este sábado estava cansado? Foi mesmo cedo para casa? Espero as melhoras e uma rápida recuperação...

Abraços a todos,
Quando é que bebemos um copo?

17 comentários:

Mercilon disse...

;) Continuas a ser o Sócio...

Quanto ao Copo, pode ser esta sexta e sábado, apesar de no sábado rumar a capital para assistir ao derby do Glorioso, mas dá sempre para chegar por volta da 1h, ainda a tempo de me afogar!:P

The New Trolha disse...

Confesso que no Sábado estava cansado, :)
Até eu de vez em quando, leia-se um fds em cada 6 meses, faço folga, pois é parceiro...as responsabilidades começam a pesar :) e eu com a compra da habitação tambem me tenho de refrear por uma questão economica :)

Otero disse...

Tá bonito. Mas 5 shots de absinto em 30 minutos viravam-me em qualquer altura da minha vida.

De resto, a cerveja continua a ser a eleita!

O meu último fim de semana sem festa, no sentido que falas, foi o do Natal. Antes desse...não me lembro. Talvez o Natal anterior? :P

Abraços

usiodady disse...

Oh Tone, não é essa a história que circula por aí!!

The New Trolha disse...

Pois, um homem tem de fazer pela vida, alem de que isso parece me um mito urbano...toda a gente fala mas ninguem viu :)

tixa ® disse...

estarei presente do peso da idade, disfarçadamente chamado de peso da responsabilidade?

qt aos motivos de festa, e q tal fazerem aqui como o povo, q festeja despedimentos, x tempo sem dar uma keka (como sinal de apoio), encalhamentos (14 fevereiro), idas p o hospital, relações falhadas, etc? assim ha sempre motivo p comemorações, q é do q se gosta!

os verdadeiros shots, diga-se chupitos, sao em salamanca. baratinhos e de mta qualidade. aconselho o shot mamada e sueño humido! mto bom! nada melhor q dizer "queria uma mamada"! lololololol

tixa ® disse...

amigo anti-concepcional, mto me entristesse, saber q pessoa c nick de responsabilidade, é benfiquista.

Anónimo disse...

o Toni foi uma menino. E acabou por sobrar para o pai. É verdade, puto, como foi a continuação do resto da noite? Para quando a noite na Broadway? Para quando um risco ao lado no cabelo do Paulo Bento? Para quando pouco paleio do Filipe e mais acção (copos, entenda-se)? Para quando a vida do Major Valentim Loureiro em DVD? Para quando a participação do Simões e da "Bélha" no Dakar? Tantas perguntas e tão poucas respostas...

tixa ® disse...

jardim da sereia, feliz por a minha descrição te ter inspirado. é sempre bom ajudar!

Otero disse...

petaculo,

ahahahah!!! O Simões a a avó! LOL
O resto da noite foi degradante, portanto, agradável.

Quanto ao brilhante plano de ida à Broadway, temo que este fim de semana me seja impossivel!! Mas ainda não estou completamente sem esperança...

The New Trolha disse...

Broadway...tambem quero :)

Por isso nao vai dar para o proximo fds.... data a marcar 4 de fevereiro...antes que comecem com bocas de que eu estou a falhar digo que o proximo fds vou estar em Sesimbra a Mergulhar

Mercilon disse...

Petaculo:

o risco ao meio de Paulo Bento poderia passar para o Romagnoli..isto sim já eram progressos na equipe do Sporting....

usiodady disse...

Não te afogues man!!

Anónimo disse...

A mergulhar em cerveja?

Mercilon disse...

Mergulhar ou dar uma volta de barco?

És o bom samaritano que ajuda os amigos a carregar as garrafas!:P

Agripino disse...

Grande ensaio, 5 estrelas!!!

Bom mergulho Trolha, espero que n seja um mergulho na noite "undergroud" de Sesimbra de com garrafa de Vat 69

Horta e Vale disse...

Muito bom ensaio!!

Deixaste-me a pensar na vida man! Tu és lixado! Acho que tenho de ir contigo outra vez à Serra para bateres a segunda vez com a cabeça e voltares ao antigamente, sócio! :)

Abraços