A minha hora de almoço...

Era mais uma hora de almoço como outra qualquer, quando eis que o nosso amigo Pardal decidiu que precisiva de encontrar um concessionário da OPEL para mudar o óleo...
Saídos do Forum Montijo, partimos à descoberta de uma oficina na capital do xunning, e passados 30 minutos lá descobriamos a tal oficina. Não era bem uma oficina, não era bem da OPEL, mas era o que se podia arranjar... alguns de vocês estarão familiarizados com esse icon da engenharia da construção que é o arco inca ou maia, ou o raio que o parta (aquele que pressupõe que uma abóbada pode ser auto-sustentada sem pilares ou argamassas), pois assim era o tecto deste nobre establecimento, assustador.

Enquanto esperamos pelo atendimento entra o 1.º paciente, um outro corsa que, segundo o Sr. Duarte do Reboque, vinha com problemas de fígado... e logo atrás o um senhor de média idade, sorridente e que parecia conhecer a malta toda daquela oficina. Sai o reboque, entra o carro do Zé e começa a aventura; estacionamos, abre-se o capot e explicamos ao mecânico chefe ao que vimos. Verificado o nível, confirma-se o dignóstico, conversa práqui e prácolá e enquanto o Pardal dá os dados da Multirent à oficina, sou abordado pelo referido personagem de meia idade: "problemas de óleo ah?"... pois, é preciso repor o nível, respondo eu num tom simpático e em jeito de fim de conversa.

Sabem aquele toque no braço como quem diz "Olha lá pá!!"?? Pois, depois desta entrada continua o senhor... "a minha máquina é um espetáculo... aquela merda num baixa um milímetro na bareta! é impressionante, e já lá vão 70 000 km... " beca beca e tal, isto entre vagos hum... e pois..., "sabe, eu sou piloto de testes... um gajo tem que ter cuidado com os carros pá! eu, todos os dias deixo o gajo aquecer, e este novo sistema da OPEL é uma maravilha... com o ecoteca... um gajo liga o carro, aquilo tá ali uns segundos nas 1500 rpm e baixa logo para as 900 rpm... que é para o óleo aquecer... ora se um gajo liga e arranca, dia após dia isso reflete-se, num é? e fazes isto um dia outro dia e outro dia e reflete-se...num é? ". Nesta altura, começa-me a tratar subtilmente por tu, como quem cria uma cumplicidade de pensamento e sai-se com esta: " eu sou piloto de testes (outra vez ) e tu vê lá, o carrera , por exemplo, precisa de uma boa meia hora ao ralanti para aquecer aqueles 30 litros de óleo, pá! mas este ecoteca é o que tem de bom pá! basta um bocadinho todos os dias pra ele aquecer o motor...o amigo não vê os jogadores de futebol a aquecer antes do jogo? estas merdas são assim, pá!..."

Consigo apanhar o gajo um bocadinho distraido com outro carro da oficina e escapo-me para o escritório, onde o Pardal dita a sua matricula ao chefe da oficina, que está em alta voz ao telefone com a multirent,... não estou a ouvir bem, você está em alta voz? ouve-se muito mal... ao que responde o chefe da oficina: foda-se !! tá em alta voz porque já me doía o braço e a orelha de tanto esperar que voçês atendessem!!... e enquanto se processa esta conversa a o rádio vai impossibilitando que seja viável continuar em alta voz... "setenta, oitenta e seis, Zebra Pereira" ia-me apagando... só faltava o roger and out...

Uma coisa engraçada que reparei, foi que todos os funcionários que passavam pelo carro do zé faziam questão de verificar o óleo, atestar é que tá quieto. Num momento distracção dou com o senhor simpático a falar com o Pardal... @£§£@§€§#"# é muito azar pensei... ao aproximar-me para tentar salvar o nosso amigo, levo com a mesma história, desta vez dirigida ao Pardal. Tal como apareceu, assim desapareceu, este postal, sem ninguém sequer perceber o que é que o gajo lá estava a fazer...

Finalmente é dada a ordem para atestar o carro com óleo... aproxima-se o mecânico... "isso é uma máquina do caralho!! "... terei que ser fiel à linguagem proferida para não desvirtuar o momento... "foda-se, os gajos da opel deram-me um para eu andar, fiquei fodido, tinha um 1.7 cdti e os gajos impingiram-me um charuto desses... charuto pensava eu... isto anda de caralho... mas eu tava fodido, com 8000 km tive que lhe mudar os pneus de tanto abrasar na bicha!! ainda me lembro quando mo entregaram, tinha que ir ao pinhão... cravei com ele na auto-estrada, 180km/h pra cima e pra baixo... e pensei, à cabrão, amanha quando fores para pegar tás todo fodido... nada, parecia que nunca tinha saido do stand... isto é uma máquina do caralho!"

Quando saímos da oficina, até vinhamos atordoados, sem saber bem como é que num tão curto espaço de tempo tinhamos entrado e saido daquele mundo paralelo.

Decidi marcar lá a revisão da minha máquina... e depois conto-vos.

Abraços

8 comentários:

Pardal disse...

Mais fiel à dura realidade era impossível!!!
Parabéns Francisco, um belo retracto que me fez chorar de tanto rir...
Alguns de vocês podem não achar piada, mas estando lá..., só visto!

Otero disse...

ahahahah!!

Muito bom! Vocês vão fazer amigos pra vida aí! Quero vê-los na próxima festa! :D

Abraços

The New Trolha disse...

Nem apelando a minha mui fertil imaginação, conseguiria um relato tão bom :)
Por vezes a realidade consegue superar a imaginação.
Depois é passar esse contacto a malta que um dia em caminho pode apetecer mudar o oleo

Anónimo disse...

pois é... para se aperceberem que há vidas para além das nossas e horizontes para além dos nossos...

(e eu sei que as palavras seguintes não tem nada a haver com o post)

e por falar em horizontes!!!! há alguém com um horizonte maior do núcleo duro do blog...

MUITO GRAVE NINGUÉM FAZER ALUSÃO AOS ANuS DO PACHECO!!!!

(e falha minha que também não parabenizei o rapaz atempadamente)

OS MEUS PARABÉNS PACHECO PELAS SUA 29 PRIMAVERAS OU PELOS SEUS 29 ANUS... (é como o pacheco preferir)

PARABÉNS E UM FORTE ABRAÇO!!!

Anónimo disse...

CALMA!!!!FOI FALSO ALARME!!!! AFINAL QUEM FEZ ANOS ERA A SUA PARCEIRA!!!!

AS MINHAS DESCULPAS!!!

E OS PARABÉNS À MENINA!!!!

Horta e Vale disse...

eheheheheheheh !

usiodady disse...

Já te tinha dito que não é prudente deixares assim a medicação...

Abraços

P.S. breve tá aí o teu aniversário!!!

tixa ® disse...

adoro mecânicos! a carmen adelaide, que alguns de vocês conhecem, tem um primo que é mecânico... aquilo é bem melhor que ir ao cabeleireiro! adoro aquela oficina! lindo lindo lindo lindo.

depois dá aí o contacto. tenho 20 e tal mil km para fazer, antes de mudar o oleo, mas quero conhecer o homem que tão bem diz "setenta, oitenta e seis, Zebra Pereira"!

over and out.