Lousã - Uma aventura diferente... para homens de barba rija

Olá mais uma vez pessoal! Caso a malta não saiba o Agripino e eu andamos a investir forte numas voltas de BTT. Um dos nossos locais de eleição é a serra da Lousã. A subida não é fácil, como muitos de vós já puderam sentir em 10/6/2008. Agora imaginem subir a serra com neve... FANTÁSTICO!!!
Mas desde o início. Da malta que costuma andar só eu e o Agripino estávamos disponíveis para esta aventura. E assim foi, dia 02/12/2008 colocámos as bicicletas nos suportes do carro e lá seguimos em direcção à Lousã. O tempo não estava previsível e não sabíamos o que nos esperava... neve sabíamos que havia. Chegámos descarregámos as bicicletas e havia um nevoeiro que prometia algo de não muito bom. Ganhámos coragem e começámos a subir, até que chegamos a um ponto em que passámos as nuvens... estávamos acima das nuvens!!! E um céu descoberto, limpo como já não havia memória e a vista de uma serra plena de neve... paisagem fantástica!! E lá continuámos nós na difícil, mas motivante pedalada. Fomos subindo e a neve ia aparecendo, era difícil não parar, de poucos em poucos metros, para tirar umas fotos (as minhas de telemóvel, por isso a qualidade não será brilhante). Congratulávamo-nos mutuamente pela inesquecível aventura com que nos presenteámos. Chegámos a pontos onde já só jipes chegavam. Chegámos ao ponto onde já nem jipes passavam... Foi engraçado observar a cara do pessoal que vinha no quentinho e conforto de suas viaturas e que olhavam para nós com uma cara de incrédulos para nós, como que dizendo "estes 2 são maluquinhos!!!" Já próximo do ponto mais alto a que conseguimos chegar fomos abordados por um jipe que nos informava que não conseguia passar e que a temperatura eram uns quentinhos 0 (zero) graus. O céu estava limpo, mas a temperatura não enganava, além do mais o sol já se punha no horizonte. Estava na hora de sair dali o mais rapidamente possível. E a GNR também já afastava os mais incautos e alertava que seria impossível continuar ali. Começámos a arrepiante descida através de neve e gelo. Ainda hoje estou para saber como descemos tão rápido sem cair, mas o frio já falava muito alto e descer foi mesmo muito complicado. Mas ainda faltava uma coisa... a chouriça!!! Estava combinado e não podia falhar! Ainda tínhamos que grelhar a chouriça no grelhador do Terreiro das Bruxas, situado algures no meio do pinhal. Descemos velozmente e lá chegámos ao dito lugar... sacar das acendalhas, procurar lenha (grande aventura, com toda aquela humidade), grelhar a chouriça e acompanhar com pão. Entretanto tivemos uma inesperada visita... a GNR. Mas nada de grave só procuravam saber se estávamos bem e se tardaríamos muito a regressar à vila, pois o tempo iria agravar-se breve. Repasto terminado e regressar à vila... e que aventura, imaginem o que é descer por uma estrada de terra batida, rodeada por um denso pinhal e com a escuridão total das noites invernais. Valeram-nos as nossas improvisadas luzes.
E lá chegámos sãos e salvos... tínhamos saído do carro por volta do meio-dia e estávamos a regressar eram 20h. Oito horas de uma subida e aventura inesquecível.

Obrigado pela companhia nesta aventura Agripino. Qualquer coisa que tenhas a acrescentar, faz favor. Partilho convosco algumas fotos do meu telemóvel.

Abraço

(PS- E uma palavra de apreço às nossas amadas -> as bicicletas que não nos deixaram ficar nada mal)


















2 comentários:

Agripino disse...

Um grande relato á altura deste dia perfeito para subir a serra!!!
ÉPICO!!!!!!!!!!!!!!
Nem vale a pena acrescentar nada está tudo no post, de facto um dos dias q ficam para a posteridade... Penso que nunca irei comer uma chouriça assada tão boa como aquela :D:D

Agora é combinar e a irmandade subir na primavera, nem que seja só até ao Terreiro das bruxas para uma chouriçada bem regada :D

usiodady disse...

I´m in. Grandes doidinhos!!! ehehhe