Será um problema de Lobbies... ou um grande passo para a Saúde ser vista como um Negócio?!?

Até ontem, tinha como principio manter-me a parte da cortina de fumo lançada pelo actual PM na sua tomada de posse. Mas depois de assistir ao programa da RTP 1 da Dra. Fátima,"Prós e Contras", e me deparar com o brutal desconhecimento, ou até mesmo ignorância tanto da moderadora como por parte da maioria dos agentes de saúde lá presentes e dos representantes do Sector do Económico e de Marketing em Portugal!Pois desconhecem a realidade no atendimento ao público, no que respeita à saúde!

Claro que falo na posição de farmacêutico, mas não despindo a pele de um normal inquilino desta malha que é o Sistema de Saúde em Portugal.

Vou tentar descrever o mais breve possível em pequenos pontos o que eu acho relevante nesta questão sobre a perigosidade da retirada dos OTC (MNSRMO-Medicamento Não Sujeito a Receita Médica Obrigatória) das farmácias:

1. O Sr. Eng. José Sócrates está disposto em mexer num campo da Saúde que funciona a 100% em Portugal e que é o principal credor do Estado (logo lhe confere um pouco de poder!), porque não optou por rever o sistema de Urgências dos Hospitais Públicos ou o sistema de atendimento dos centros de Saúde /Postos Médicos em que as pessoas vão guardar vez às tantas da manha e acabam por não ser atendidas, ou até mesmo algumas instituições interligadas com o estado que ajudam no aumento da despesa estatal desnecessariamente (na casa Pia todas as crianças faziam 2 vezes ao ano um Check Up????), etc;

2. Num hiper ou numa gasolineira será que vai lá estar um farmacêutico a responsabilizar-se a tempo inteiro, tanto pela dispensa, como para o aconselhamento como no armazenamento, gestão das entregas, controle do lote e prazo de validade, etc. Sinceramente não acredito, pois a SONAE não paga assim tão bem e face ao lucro que iriam tirar não compensava colocar pelo menos dois farmacêuticos em cada hiper, em sistema de turnos (contabilizando ainda horas extraordinárias ao fds). Numa gasolineira muito menos.Pois eu acho necessário estar presente sempre o responsável máximo, tanto pelo espaço como pela sua actividade...dá uma maior credebilidade ao utente!

3. Um cuidado acrescido com alguns destes OTC, pois alguns pertencem ao grupo dos derivados da morfina - contém Codeína; alguns antigripais estão completamente desaconselhados a doentes cardíacos, renais, diabéticos ou até mesmo um idoso saudável; algumas gotas nasais mascaram outros problemas de saúde ou podem criar dependência; etc.

4. À coisa de uma semana foi apontado pela comissão europeia, que Portugal era líder do uso da pílula do dia seguinte por parte das jovens. Sendo um indicador de um pais subdesenvolvido, pois usa este método com um método contraceptivo e não de urgência!!!
Sendo a maior parte deles MNSRM, será que as percentagens não iram aumentar e os problemas que acarretam com o seu uso abusivo (tipo o cancro do útero, esterilidade, disfunção da libido, má formação dos próximos fetos, etc.).

5. Um dos motivos que o PM apontou para justificar tal medida foi, a possível baixa de preço (??? Vêm já marcados pelas Actividades Económicas do Laboratório) e aumentar a disponibilidade de venda ao público (mais uma vez colocou a pata na poça, pois existem aprox. 2850 farmácias em Portugal disponíveis 24 h por dia (umas em regime de serviço, outras em regime de disponibilidade), na média com 3 farmacêuticos por farmácia, isto é aprox. um farmacêutico para 875 utentes… SERÁ QUE AS GASOLINEIRAS OU OS HIPER TERAM AS MESMAS CONDIÇÕES! Existe um hiper ou gasolineira por freguesia?

6. Outro dos motivos seria o aumento de postos de trabalho??????? Como assim, ainda vai é aumentar o desemprego…pois quantos delegados de vendas que visitam as farmácias estariam a mais? E ajudantes de farmácia?

7. Agora há um organismo estatal isento e independente que fiscaliza continuamente a actividade farmacêutica e a própria farmácia, que é o INFARMED…quem irá fiscalizar os medicamentos e a actividade dos hipers??? Vai-se comercializar medicamentos de marca branca do hiper sem serem submetidos aos comuns testes de introdução do mercado por parte do INFARMED…será que não vai aumentar o risco na saúde pública?

8. Há estudos, tanto a nível dos EUA com da Austrália que foram pioneiros deste sistema, e extrapolando para a população portuguesa o estado iria ter um acréscimo no gasto anual da saúde de 1 bilião de euros!!! Será que Portugal agora já é um país rico! Os EUA e a Austrália querem voltar atrás e nós queremos cometer o erro deles!


Em jeito de finalização, à pouco tempo Portugal apesar do seu precário sistema médico de assistências ao público, ocupava o 33º posto a nível mundial no que respeita à Saúde, muito em parte devido à qualidade dos profissionais de saúde e das farmácias.
Será que se justificava tal medida para beneficiar apenas uma pessoa em Portugal, para que este possa atingir a dezena dos mais ricos do Mundo?

Sem comentários: