A musicalidade do Natal

"Last christmas
I gave you my heart
But the very next day
You gave it away
This year
To save me from tears
I'll give it to someone special"

Estava eu a chegar a Aveiro hoje de manhã quando ouço este clássico e pensei: "É Natal...lá temos de levar outra vez com o George." Mas depois aprofundei o pensamento (ver problema de pensar demais enquanto se conduz, uns posts atrás) e foi precisamente no instante em que recebia o meu talão da portagem que me apercebi que a letra não tem absolutamente nada a ver com o Natal, tirando o título e o facto de o George referenciar que foi no Natal passado que fez merda mas felizmente só durou um dia.
Pus-me de imediato a reflectir se tirando o título e o facto de esta musica inundar as rádios por esta altura do ano haveria mais alguma razão para estar conotada como música natalicia. Então reparei nos sons...uma musica natalicia tem de ter sempre sininhos ou ferrinhos (a fazer lembrar o trenó do tipo de barbas) e ainda outro som, que não sei bem o que pretende representar mas que se pensarem bem vão ver que está lá sempre, que é um "tchhh tchhh tchhh" (acho que será algo parecido com o som que fazem aquelas coisas com areia lá dentro misturado com uma pandeireta).

Quais destes factores (se algum) será dispensável de uma musica de Natal? Pela amostra penso que o ter alguma coisa a ver com Natal será o elemento mais facilmente dispensável.

Curioso...

Abraços

Sem comentários: