Dador de Medula Óssea

Este post já devia ter sido feito há muito mais tempo mas mais vale tarde que nunca e ainda que muitos já o tenham feito, há sempre os que aqui vêm parar "por acaso" (com procuras no google como por exemplo esta de ontem: "28 Apr, Mon, 17:33:42 Google: cultura sobre circuncisão dos judeus") e os que ainda não tiveram tempo ou não sabiam como.

Se ainda não se inscreveram como dadores de medula óssea, têm todas as informações de como o podem fazer neste link (para mim o site não funciona bem no firefox, por isso aconselho a usarem o IE). Neste site encontram também respostas às duvidas mais frequentes sobre o processo de inscrição e de doação.

A inscrição como dador é extremamente fácil e rápida, principalmente se estiverem perto de um dos centros de Histocompatibilidade (Lisboa, Porto e Coimbra). No link que enviei, diz para enviar o inquérito e esperar o contacto deles mas é possível preencher na hora em que é feita a colheita de sangue para as análises (pelo menos em Coimbra é) e fica tudo tratado de uma só vez, bastando para isso "aparecer lá" no horário de funcionamento.

Também é possível organizar inscrições de grupos fora dos centros mas penso que há um número mínimo de pessoas que se queiram inscrever para isso ser possível. Quando souber mais actualizo este post.

Contactos:

Centro de Histocompatibilidade do Sul
Hospital Pulido Valente,
Alameda das Linhas de Torres, 117
1769-001 Lisboa
Telefone: 21 7504152

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Praceta Prof. Mota Pinto
Apartado 9041
3001-301 Coimbra
(depois de passar o portão principal dos HUC, é o edifício logo à esquerda. Se disserem que se vão inscrever como dadores podem estacionar no parque com cancela nas traseiras - onde é a entrada para o Centro)
Telefone: 239 480700

Centro de Histocompatibilidade do Norte
Pavilhão "Maria Fernanda"
Rua Roberto Frias
4200-467 Porto
Telefone: 22 5573470

Custa muito pouco e podem salvar uma VIDA...

12 comentários:

Horta e Vale disse...

Yo ppl!

Neste momento estou de novo nos HUC. O tratamento está a ser muito fácil de tolerar, apesar da "dose" ser muito mais forte desta vez. Agora já há a certeza que é necessário dador.

Está em curso outra mega-operação de recolha de sangue para dadores de medula óssea. Aproveitem! Eu vou fazer a minha parte. ehehehehe!

Abraços e tnks a todos os que poderão vir a ser meus dadores. :D

Otero disse...

Dá-le Pacheco! ;)

Sabes mais pormenores dessa recolha?

Grande abraço

mo disse...

oi Tiago...chamo me MOnica e deves me conhecer de vista ,uma vez que frequentava os Anos lOucos. envio te este comentario porque sei que vai decorrer no dia 19 uma campanha de recolha de sangue para dadores de medula, recebi um mail. Divulguei esse mail e a Sofia Santos, dona do cafe com arte disponibilizou-se para fazer toda a imagem de sensibilização (design do folheto, imagem para as t-shirts, etc...) e divulgar no café com arte. no entanto eu nao sei muito bem com quem contactar, gostava que me dissesses qualquer coisa. o meu numero de telemovel é 965469420. Claro que no dia eu irei contribuir com a minha doação. Beijinhos MOnica Subtil

Otero disse...

Ola Monica. Obrigado pelo comentário.
Quanto ao contacto eu falei agora com a Fau (mulher do Tiago) para lhe falar do teu comentário e ela agradeceu muito e disse que já tem uns familiares a tratar disso e que já devem estar praticamente prontos (imagens, folhetos, etc). Assim que eu tiver tudo ponho aqui no blog... De qualquer maneira, qualquer ajuda na divulgação é óptima. Muito Obrigado!

Horta e Vale disse...

Obrigado por tudo!

Anónimo disse...

Tiago
Podes contar comigo!
Que tudo corra bem.
Beijinho
Ana

Mercilon disse...

Ola monica, se necessitares de algo podes me mandar mensagem para o bairro social, tambem penso que tens o meu numero...

beijos

terra

Agripino disse...

Bom trabalho, isto com trabalho de equipa é muito mais facil.
Eu já comecei a minha campanha a informar("obrigar") :) toda a gente que encontro para se tornarem dadores se cada um de nós conseguir mobilizar algumas pessoas já ajuda muito.

Abraço man
dá-lhe...

Mercilon disse...

Se utilizarmos o sistema de pirâmide, muito conhecido pela "Herbalife" e a recente "Agel", e nos debruçarmos bem na questão, concluímos que na 13ª geração de angariadores, isto se cada um angariar 6 novos membros, somos mais que a população mundial...

Anónimo disse...

è só para dizer que o Tiago faleceu esta tarde. Amigos, não conseguimos o nosso objectivo.... Infelizmente....

Raquel Brito disse...

Um grande beijo para a Mafalda, para o Tomás e para os pais. Força!

eporquenaohoje disse...

Hoje uma parte de mim ficou muda...não consigo descrever o meu estado de espirito.
Conheci o Tiago há cerca de três anos e tal, trabalhávamos juntos...é das pessoas mais fantásticas que conheci na minha vida...é uma pessoa Boa com B grande...
Um grande beijo para a Fau e para o Tomás e todos os familiares do Tiago.

Sofia Napoleão

P.S. - Tiago és o maior!!